Órgãos Sociais

Rui Donas

Frequentou os seguintes Cursos: Pedagogia Musical com Jos Wuytack (Porto), para Pianistas e Professores de Dança com Graham Dickson-Place (Barcelona) e Carolyn Parker (Porto), Reciclagem para Pianistas Acompanhadores de Técnica de Dança Clássica com Mercedes Cabanach (Lisboa) e Carolyn Parker e Michael Concah (Londres), Pós-Graduação em Gestão Cultural (Oporto Business School), Postura e Relaxamento em Palco com Rafaela Salvador (Guimarães), Educação pela Arte e Dança Educacional com Ana Figueira, Dançar na Escola, Danças Tradicionais e Dança Renascentista com Maurizio Padovan. Participou em Seminários e Workshops de Orientações Musicais para a Educação Infantil, Sapateado, Técnicas de Improvisação, Prevenção de lesões músculo-esqueléticas, Musicoterapia entre outros. Desde 1978 acompanha regularmente exames, seminários e cursos da RAD – Royal Academy of Dance. Foi acompanhador convidado do Focus on Dance Internacional Easter Course, Surrey, do Dance Algarve em Lagos, do Estágio Internacional de Dança de Lisboa e do Estágio de Dança de Aveiro. Fundou em 1986 a Academia de Música e Bailado de Guimarães, onde lecionou Música para Dança no Curso de Formação de Professores de 1992 a 2006. Trabalha desde 1992 com crianças nas áreas de Música, Expressão Dramática e Movimento. De 1995 a 2004 foi Diretor Artístico da “Semana da Dança de Guimarães". Foi também diretor artístico do Festival de Música “Encontros da Primavera” e dos “Cursos Internacionais de Música de Guimarães”. Desde 2002, trabalha com Maurizio Padovam na área da Dança Renascentista e coordena o Centro de Estudos de Dança Antiga.

Márcia Ferreira

Professora de Ballet Clássico, Modern Jazz, Theatre Craft e Freestyle. Directora artística e pedagógica da escola Passos de Dança. Certificada pela IDTA fellowship hons Ballet e Modern Jazz, licentiate freestyle e ARAD. Iniciou os seus estudos de ballet clássico na academia Fernanda Canossa aos 6 anos, onde completou todos os graus da RAD. Fez vários cursos e formações nacionais e internacionais como bailarina em Ballet Clássico, Jazz e Contemporâneo. Completou o curso de professores teaching certificate da RAD com distinção. Integrou a IDTA como Associate teacher em 2010. Completou as formações superiores para professores desta instituição (licentiate e Fellowship) de Ballet Clássico, Modern Jazz e freestyle sempre com distinção atingindo assim os graus máximos da IDTA. Participou com os seus alunos e com a escola passos de dança, em concursos nacionais e internacionais obtendo excelentes classificações e resultados (IDTA, YAGP, Leiria Dance Competition, CIB, Festival Norte Dança, Portucale dance award, Algarve Dance Open e La Pointe). Os seus alunos receberam já várias bolsas de estudo para algumas das mais prestigiadas escolas internacionais (Northern Ballet School, Northern school of Contemporary Dance, Kirov Ballet Academy em Washington, Phil Whinston Theatreworks, Cuballet Barcelona, Urdang Academy, Kings International Ballet Academy). Com 20 anos de experiência no ensino. Licenciada em psicologia.

Catarina Palhete

Iniciou a sua aprendizagem de ballet clássico em 1991 pela Royal Academy of Dance (RAD) onde teve a oportunidade de realizar todos os exames de Syllabus e o Intermediate Foundation e Intermediate dos Vocational Graded Examination. Em 2000 começa a dar os seus primeiros passos na área do ballet moderno e mais tarde em 2004 surge a curiosidade em aprender jazz. A sua vontade em se tornar profissional da dança levou-a a ingressar na Escola Superior de Dança de Lisboa, onde adquiriu o grau de Licenciatura em Dança. De forma a concluir o último ano de Licenciatura candidata-se ao Programa Erasmus que teve lugar na Finlândia na Arts Academy of Turku University of Applied Sciences. Durante o seu percurso académico teve oportunidade de trabalhar, como bailarina contemporânea, nas peças “0ᵒ” de Teresa Ranieri, “O que faço melhor” de Rui Lopes Graça e “Corpo Emprestado” de Guilherme Weickert. A sua carreira como professora de ballet clássico e contemporâneo começa em 2010 em várias escolas e academias. Em paralelo, como coreografa, participou em vários projetos desde o Teatro Musical "Vou pintar o meu planeta", a criação de coreografias para o manual interativo “Música É...Música” de Educação Musical 5º Ano lançado pela Areal Editores, a criação da coreografia do videoclipe “As Horas” da banda portuense =Mocho=, entre outros. Recentemente junta-se às danças sociais onde já teve oportunidade de realizar vários trabalhos como bailarina. De forma a completar a sua formação profissional realiza uma Formação em Decoração e Organização Eventos pela International Design School Portugal.

Magda Matias

Gestora Cultural. Coordenadora do Serviço Educativo da Associação ESTUFA e da Escola de Dança Movimento. Licenciada em Sociologia pelo ISCTE. Membro da Direcção da Associação de Estudantes. Co-fundadora do Grupo de Teatro do ISCTE (1996), dirigiu-o entre 1997 e 1999. Pertenceu, nesse período, ao Grupo de Teatro dirigido por António Feio na Junta de Freguesia de Benfica. Depois de realizar Erasmus, frequenta por mais três anos a Faculdade de Sociologia e Estudos Políticos da Universidade Autónoma de Barcelona, onde aprofunda os seus estudos nas áreas de Gestão Cultural, Sociologia da Educação, Conhecimento, Arte e Cultura. Faz parte do Grupo de Teatro da UAB. Entre 2001 e 2003 trabalha em Barcelona no sector das TIC como Organization & Human Resources Consultant. Entre 2004 e 2006, trabalha como Socióloga - Investigadora no Instituto de Estudos Andorranos. O seu estudo Redes, Identidade e Integração Social dos Portugueses em Andorra é publicado pela Editora Pagès. Regressa a Portugal. Em 2007, a convite do ATV, concebe para a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Projecto Ser a Brincar, AEC de Expressão Dramática desenvolvido no 1°ciclo. Implementa, lecciona e coordena o projecto durante três anos. Concebe, programa e coordena o Projecto de Dinamização Cultural Teatro na Cidade (2008 a 2010). A convite do Teatro-Cine de Torres Vedras coordena um projecto educativo em parceria com o curso de Artes Visuais da ESHN (2010-2011). Em 2010, funda a Associação ESTUFA. É responsável pela concepção e coordenação pedagógica do projecto EPÁ! Educação pela Arte e das Oficinas de Expressão Artística. Cria, em 2010, o LAB – Laboratório de Dança, um projecto de experimentação e criação na área da dança contemporânea. Ao longo dos últimos 10 anos, passaram por Torres Vedras nomes como Tânia Carvalho, Clara Andermatt e Victor Hugo Pontes. É bilíngue (português e espanhol). Fala catalão, inglês e francês.

Vítor Murta

1981 - Manifesto de fundação do Grupo Experimental de Bailado de Santarém e Declaração de Princípios, percursores do Centro Coreográfico Regional de Santarém e Companhia de Dança do Tejo. 1984 - Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado 1986 - Curso Escola de Dança de Lisboa do Conservatório Nacional 1986 - Grau I de Notação do Movimento do «The Benesh Institute» 1996 - Teaching Cerificate da Royal Academy of Dance. Registered Teacher Status da Royal Academy of Dance - nº 136313. 2008 a 2015 - Pratical Teaching Supervisor para o Cerificate in Ballet Teaching Studies da Faculty of Education da Royal Academy of Dance. Bailarino da Companhia de Dança do Tejo e um dos seus membros fundadores. Participação em trabalhos fora do âmbito da CDT com Fernando Lima, Patrick Hurde e Barry Scraig (para a RTP), Armando Jorge, Elisa Worm, Jorge Trincheiras, Vicente Trindade, Victor Linhares e ainda com Filipe La Féria. Responsável pelo Ballet do Ateneu Artístico Vilafranquense e da ADEC do Círculo Cultural Scalabitano desde 1989 e Clube Náutico de Abrantes dede 1997. Nos anos 80/90 Professor na Sociedade Filarmónica Cartaxense e na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar). Cursos de aperfeiçoamento técnico realizados pela CNB, os Cursos de Verão I, II, IV e V, este último como bolseiro. Seminário de Danças Barrocas e Seminário de Estética – Prolegómenos a uma Estética do Barroco, realizados pela Escola de Dança de Lisboa do Conservatório Nacional. Vários cursos intensivos de valorização profissional no âmbito da formação. Apresenta anualmente desde 1993 candidatos aos exames da Royal Academy of Dance em ambos os programas.

Inês de Castro

Nascida a 18 de novembro de 1993, concluiu a Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (ESD - IPL) em 2019, tendo frequentado a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde concluiu o Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (2016) e a Licenciatura em Filosofia (2014). Destaca-se no seu percurso académico o prémio 3% melhores estudantes da UC 2014/2015 e o curso de Progressing Ballet Technique (2018). Durante os três anos na ESD foi aluna de Barbara Griggi, Sylvia Rijmer, Sandra Resende, Liliana Mendonça, Rafaela Silva, Tom Colin, Susana Matos, João Fernandes, Cristina Graça, Amélia Bentes, Jácome Filipe... Na área das danças urbanas destaque-se formação com Carlo Darang, Kashmir D.Leese, King Charles, Laure Courtellemont, Chris Martin, Mike Song, Jerome Esplana e com Miguel Ramalho, Rita Spider, Liliana Garcia, Margarida Martins e António Silva. Trabalhou ainda com Catarina Câmara, da Companhia Olga Roriz, na peça “Parábolas para quê?” (2018) e no seu projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian "CORPOEMCADEIA" (2019). É diretora artística e fundadora da escola de dança "E-Motion Dance School" (Arganil) e fundadora do grupo de danças urbanas The Boogies e ainda da Companhia de Bailado de Arganil, promovendo o acesso às artes das crianças e jovens do interior do país. É ainda presidente da E.A.J. - E-Motion, associação juvenil, sendo também vice-presidente da FAJDC (Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra) e membro da direção da FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis) desde 2019.

Joana Silvério

Iniciou a sua aprendizagem de ballet clássico em 1997, seguindo o método da Royal Academy of Dance (RAD) na Academia de Bailado de Coimbra, com Gabriela Figo. Foi aqui que seguiu todo o seu percurso, realizando os exames oferecidos pela Royal Academy of Dance, desde o Pré-Primário até ao Grau 8, a nível de Syllabus e desde o Intermediate até ao Advanced 1, a nível de Vocacional. Interessada em manter o seu contacto com a dança e a música e em manter-se atualizada, investiu sempre em cursos / workshops relacionados com estas duas formas de arte, não só enquanto aluna como enquanto professora. É neste âmbito que surge a oportunidade de realizar o Certificate in Ballet Teaching Studies (CBTS), que finalizou no ano de 2015, com o objetivo de se tornar professora credenciada da RAD. Com o seu crescente interesse em criar uma escola regida por valores como humildade, respeito, cooperação, responsabilidade e liberdade, e onde haja um espaço positivo entre todos os que a frequentem, surgiu a Academia de Dança Miran’Arts. Esta professora tem ainda conhecimentos na área da música, tendo realizado o 8º grau de piano, formação musical e classe de conjunto e o 3º grau de história da música. A par do seu percurso na dança, investiu sempre numa outra área de formação: o Direito. Atualmente é Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais com menção em Direito Laboral, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Solicitadora inscrita na Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

Andreia Cardoso

Iniciou o seu percurso em dança em 1999. Em 2002 iniciou as aulas de ballet clássico pela Royal Academy of Dance (RAD), realizando todos os exames de Grades e Vocacionais até ao Advanced Foundation. Em 2013 inicia o Certificate In Ballet Teaching Studies (CBTS) a par com a atividade de professora de Dança Criativa e Ballet Clássico. Frequentou o curso para professores da American Academy of Ballet. Em 2014 criou a sua própria escola: KlasiKa – Academia de Bailado da Figueira da Foz. Em 2015 conclui o CBTS. Atualmente é Diretora e Professora na sua academia, que se encontra inserida na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (EACAE), sendo a Responsável Pedagógica pela área do Ballet Clássico. Leciona Dança Criativa, Ballet Clássico, Barra de Chão e Progressing Ballet Technique. Anualmente prepara os seus alunos para os exames da RAD, realiza adaptações de ballets de repertório e prepara alguns alunos para participação em concursos. Tendo também formação na área da música, foi organista, maestrina e ensaiadora do Coro de São Julião da Igreja Matriz de São Julião da Figueira da Foz de 2010 a 2019 e, a convite da professora, maestrina e Diretora da EACAE, Alexandra Curado, lecionou aulas de piano de 2012 a 2019. A par com a vertente artística, encontra-se a concluir o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Daniela Gandra

Iniciou os estudos de ballet clássico aos 3 anos, tendo completado até ao Avançado 2 pela Royal Academy of Dance (RAD). Durante este percurso realizou inúmeras formações nacionais e internacionais, tendo contatado com diferentes professores e diferentes metodologias de ensino. Em 2012 realizou o CBTS pela RAD. Mais tarde progrediu os seus estudos no ensino de dança, ao realizar o Master in Dance Education pela New York University com especialização na Metodologia do American Ballet Theatre (ABT). De forma a complementar os estudos em ballet clássico, realizou diferentes formações para professores em diferentes estilos tais como Modern Theatre, Horton Technique, Limon, Hawkins Technique e Graham Technique. Paralelamente aos estudos no ballet clássico, realizou a sua Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Terminou o Mestrado em Biologia Humana e Ambiente com especialização em Medicina de Reprodução Humana, tendo trabalho no Hospital São João na unidade de Medicina de Reprodução Humana. Atualmente é professora registada pela RAD e pelo ABT.